Nunca gostei muito de inglês na escola, nem era uma aluna com grandes notas, só quando terminei o percurso académico é que me comecei a interessar mais e o meu inglês melhorou bastante, por isso partilho 5 formas de aprender inglês online.

Aprender inglês e outras línguas na internet é uma das melhores formas, mais baratas e como estamos mais interessados no assunto, os resultados também vão ser melhores, afinal de contas quando estamos na escola a estudar, como estamos ali um pouco contrariados, nunca vamos aprender da melhor forma, pelo menos comigo foi assim. Só quando terminei a escola e deixei de ser obrigada a estudar inglês ou outra língua qualquer é que o meu interesse começou a aumentar e comecei a me aperceber como era importante ter algumas bases, principalmente se queria viajar pelo mundo e conhecer outras culturas.

Foi então que comecei a pesquisar algumas formas simples e baratas para aprender inglês online e outras línguas como o francês ou o espanhol.

Duolingo

É uma aplicação gratuita que tanto dá para usar no computador como no telemóvel, as aulas são bem curtinhas e funciona quase como um jogo, vamos ganhando pontos e desbloqueando os níveis para tornar o processo mais divertido. E por isso é a forma perfeita para estudar inglês mesmo naqueles intervalos mais pequenos, quando se está à espera dos transportes, ou antes de entrar para uma reunião, ou até naqueles momentos mais aborrecidos do nosso dia.

Youtube

Hoje em dia existem poucas coisas que nós não conseguimos aprender no youtube ou com uma pesquisa no Google, e aprender línguas não seria exceção. Existem vários canais tanto em português (o mais comum é encontrar vídeos em português do Brasil) como em inglês que são verdadeiras aulas. Alguns exemplos são o Aprenda Inglês Sozinho ou Agora eu Falo para aulas em inglês dadas em português, Educação Ativa Idiomas, onde podes aprender várias línguas e as aulas também são dadas em português ou o canal Learn English with EnglishClass101.com, onde as aulas são dadas em inglês (existem canais muito parecidos mas para outras línguas como o francês, italiano, japonês).

Netflix

Uma das melhores formas de aprender línguas é a ver séries ou filmes onde o vocabulário é mais simples, como é o caso do “Friends” e começar a prestar mais atenção ao que é dito em vez de ficar só a ler as legendas. Também é uma boa dica ver o mesmo episódio mais do que uma vez, primeiro com as legendas em português, depois mudar para as legendas em inglês e ver as palavras desconhecidas e no fim tirar as legendas para ver se conseguimos compreender o episódio.

Podcasts

Um dos melhores recursos que conheci nos últimos tempos foram os podcasts, aliás já partilhamos aqui um artigo com alguns dos nossos preferidos. Para quem não conhece é quase como um Youtube mas para áudio, onde existem, quase como se fossem programas de rádio e os temas abordados são infinitos. A maior vantagem é poder aprender alguma coisa ao mesmo tempo que se está a fazer uma tarefa mais mecânica, como lavar louça ou conduzir. E claro, existem vários podcasts onde podes aprender inglês ou outra língua qualquer, como o 6 Minute English ou o English as a Second Language.

Skillshare

Outra ferramenta bem útil para aprender línguas, ou um monte de coisas na realidade, é o skillshare e outras aplicações do género, como o Udemy. São plataformas com vários cursos dos mais variados temas, e claro aprender línguas também está incluído. Nestes sites existe uma versão paga, e muitos dos vídeos mais completos estão incluídos nessa versão, mas também existem muitos cursos na versão gratuita, e para isso basta inscrever, fazer login e usufruir de todo o conteúdo que está disponível!

Espero que estas dicas sejam bem úteis para terminar o ano a aprender inglês ou uma língua nova, afinal ainda temos todo o mês de Dezembro para tirar do papel aquelas metas esquecidas! =D

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário

four × 2 =