O fim do ano está quase a chegar e com ele, uma das épocas mais festivas mas também mais consumistas e com maior desperdício do ano, por isso juntei algumas dicas para um natal mais ecológico.

São dicas muito simples e que todos podemos praticar para termos um Natal mais amigo do ambiente, para festejarmos esta data com tudo o que temos direito e entrarmos logo no espírito natalício mas sem grandes exageros, e principalmente para sermos mais conscientes nas nossas escolhas.

1 – Usar elementos da natureza já caídos para a decoração

Quando era mais pequena lembro-me de nesta altura sairmos em família, ou mesmo na escola, para ir apanhar musgo para fazer o presépio, hoje em dia sei que o musgo demora imenso tempo para se formar e por isso não é propriamente o melhor a fazer, mas podemos pegar na mesma ideia e ir fazer uma caminhada em família, a um pinhal/parque perto de casa para colher alguns elementos da natureza, preferencialmente que já tenham caído no chão, para fazer as decorações de natal. Sejam pinhas, galhos de árvores, bolotas, bugalhos, folhas e flores secas, existem muitas possibilidades.

8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Joanna Kosinska on Unsplash
8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Mae Mu on Unsplash

2 – Fazer os próprios enfeites para a árvore

Outra ideia muito interessante é pegar em várias coisas que temos em casa, como papel, fitas, pedaços de madeira, tecidos, e muitas outras coisas, para criar os nossos próprios enfeites para a árvore, o céu e a vossa criatividade é o limite! Já fizemos até aqui alguns DIY onde se podem inspirar, podes ver aqui e aqui. Outra ideia é usarem os enfeites de compra por muitos e muitos anos para não terem um impacto tão grande.

8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Kelly Sikkema on Unsplash
8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Aaron Burden on Unsplash

3 – Fazer as próprias prendas

Aqui o limite também é a vossa criatividade. Para além de ficar uma prenda mais económica e amiga do ambiente, ainda vão oferecer algo personalizado e muito especial, pois dedicaram o vosso tempo e amor para fazer um presente para quem mais gostam. Podem ser bolachas, misturas para fazer bolos ou bebidas, algum artesanato.

4 – Comprar prendas em segunda mão

Se não têm muito tempo para fazer os vossos presentes podem sempre optar por fazer as vossas compras em segunda mão e assim dar mais vida aos objetos que já estão no mundo. Cada vez existem mais lojas em segunda mão, sejam físicas ou online, onde podem comprar presentes em ótima qualidade e ainda mais especiais. Podem dar uma vista de olhos à MyCloma, à Retry, à Kids Closet Story.

5 – Comprar prendas a pequenos negócios e artistas

E por último, no que toca a comprar as prendas de Natal, têm ainda a possibilidade de oferecer alguma coisa comprado aos pequenos negócios, artistas e produtores locais. Estão a contribuir para uma economia mais local e com certeza vão ter uma prenda feita com muito cuidado e amor.

6 – Ser criativo na hora de embrulhar os presentes

Também na hora de embrulhar os presentes podemos usar a nossa criatividade para não gerar mais lixo, seja a utilizar jornais e revistas velhas, outros tipos de papel que já tenhamos em casa, sacos de papel, caixas antigas, tecidos velhos ou lenços (e neste caso o próprio embrulho pode ser um presente), e para substituir a fita-cola e os laços, podemos usar corda sisal e ramos de alecrim ou cedro.

8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Jessica Ascenso
8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Nathan Lemon on Unsplash
8 Dicas para um natal mais ecológico
Foto por Kira auf der Heide

7 – Reutilizar embrulhos antigos

Mais uma ideia para reduzir o lixo na hora de embrulhar os presentes é reutilizar embrulhos antigos, quando recebes uma prenda noutra ocasião ou até dos natais anteriores, guarda os embrulhos e os laços e depois basta reutilizar novamente.

8 – Ser mais consciente na hora de preparar a ceia e as refeições de natal

Por fim, no próprio dia, a melhor forma para ajudarmos o ambiente é na hora de prepararmos a comida da ceia e do dia de Natal. Muitas vezes fazemos uma quantidade de comida enorme e depois essa comida é desperdiçada, assim basta ter mais atenção à quantidade que realmente precisamos para depois não ir parar tudo ao lixo. Também podemos aproveitar as sobras para comer nos dias seguintes e assim não desperdiçar, congelar algumas coisas também é uma ótima dica. Outra dica é fazer mais pratos vegetarianos e veganos para reduzir o consumo de carne e peixe!

O que achaste das nossas dicas? Se fizeres alguma este ano diz-nos aqui nos comentários, vamos adorar saber que mudanças aconteceram desse lado! =D

Nota – foto de capa de Kira auf der Heide on Unsplash

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

2 Comentários

  1. Excelentes ideias, cá por casa já há alguns anos que criamos os nossos próprios presentes, este ano quisemos inovar e fizemos presentes totalmente biodegradavel, desde o produto (sabonetes) à embalagem (kraft).
    Achamos cada vez mais importante e urgente adotarmos hábitos sustentáveis

    • Jessica Ascenso Responder

      Que excelente ideia Diogo! Muitos parabéns pela vossa criatividade. Realmente fica cada vez mais urgente fazermos alguma coisa pelo nosso planeta. Aqui por casa também costumamos ser criativos na hora de embrulhar, muitas vezes reaproveitamos embrulhos de outras prendas que nos dão, e oferecer bolachas e doces já passou a ser uma tradição por aqui. 😁

Deixa um comentário

two × five =