Ao longo dos últimos anos tenho feito algumas mudanças para uma vida lixo zero, são pequenas coisas que podem fazer bastante diferença para termos um planeta mais saudável ao longo dos anos.

Estas são dez das primeiras mudanças que fiz, bem aos poucos e uma de cada vez para não sobrecarregar e depois voltar atrás. Mas para ti as primeiras mudanças podem ser outras, ou as mesmas, o importante é irmos aos poucos trocando alguns aspetos do nosso dia-a-dia para no final termos mais e mais ações responsáveis e conscientes para um planeta mais verde e saudável.

Usar garrafa reutilizável

Esta é uma das primeiras e mais simples mudanças que podemos fazer. Basta comprar uma garrafa reutilizável, ou até reutilizar uma garrafa de vidro de outro produto, seja de sumo, molho de tomate e encher antes de sair de casa para não termos que comprar uma garrafa de plástico todos os dias. Para além de pouparmos bastante dinheiro, no final das contas vai fazer uma diferença gigante na quantidade de plástico que trazemos para o nosso planeta.

Usar sacos reutilizáveis nas compras

Este hábito também é bastante simples, e no final das contas pode fazer muita diferença, tanto para o ambiente como para o nosso bolso. Basta colocar um saco à entrada de casa, outro no carro, outro na mala. Ao colocar sacos espalhados por lugares diferentes vai ser mais difícil de esquecer o saco em casa e assim ter sempre um connosco quando vamos às compras.

Levar os meus sacos para colocar a fruta e legumes

E podemos fazer o mesmo para os sacos das frutas e legumes, agora já se vendem em vários lugares sacos reutilizáveis para este fim, basta colocar alguns dentro dos sacos maiores das compras e assim vamos ter sempre uma opção para não trazer aqueles sacos de plástico muito finos e que vão parar ao lixo assim que chegamos a casa. Outra opção se nos esquecermos dos sacos, é simplesmente não trazer saco nenhum e colocar tudo avulso numa caixa de cartão ou no cesto das compras.

Trocar os cotonetes

Outro pequeno hábito que pode fazer muita diferença para o nosso planeta, uma vez que os cotonetes não se podem reciclar e muitos deles vão direitinhos para o oceano, é trocar os cotonetes convencionais por cotonetes de madeira ou papel, já se encontram em vários supermercados à venda. Outra opção ainda melhor é deixar de usar cotonetes, uma vez que os nossos ouvidos já fazem uma limpeza normalmente.

Usar o copo menstrual e pensos de pano

Para nós mulheres esta é uma diferença gigante que podemos fazer pelo nosso planeta, para além de ficar muito mais barato a longo prazo, já que compramos uma vez e dura por imensos anos. Reduzimos muito o nosso impacto ambiental ao fazer esta troca, tendo em conta que nem os tampões ou pensos descartáveis são recicláveis. O copo e pensos ou cuecas de panos ainda têm a vantagem de serem bem mais saudáveis para nós.

Usar escova de dentes de bambu

Assim como os cotonetes, as escovas convencionais também não são recicláveis e por isso a grande maioria acaba no oceano centenas e centenas de anos sem se decompor. Por isso fazer a troca para uma escova de bambu pode fazer muita diferença, uma vez que esta é biodegradável e o bambu é um dos materiais mais ecológicos que podemos encontrar.

Fazer compostagem

Esta dica é um pouco mais complicada, principalmente para quem mora num apartamento ou não tem acesso a uma área exterior um pouco maior. Mas é uma dica que pode fazer bastante diferença se tens o espaço para isso. Basta designar uma zona no jardim, colocar uma caixa de madeira sem fundo, ou até colocar uma cercazinha e começar a colocar tudo o que são cascas de legumes e frutas, folhas secas, cascas de ovos, borras de café e muitos outros desperdícios que iriam para o lixo. Também existem algumas opções de compostores à venda. Ainda temos a vantagem de no final ficarmos com uma terra muito fértil para as plantas e horta.

Trocar a esponja da louça por esponja de lufa

Para muitas pessoas esta troca pode ser uma pouco estranha, uma vez que é um pouco diferente lavar com a esponja de lufa, mas uma vez habituando é tão prático quando a convencional. Mas existem outras opções de esponjas mais ecológicas, com fibras de coco, por exemplo.

Fazer detergente da louça com sabão em barra biodegradável

Esta é uma dica que estamos a usar há bastantes meses e estamos a adorar, fica muito mais económico e ainda estamos a fazer uma boa ação pelo nosso planeta, uma vez que não estamos a colocar nas águas substâncias tóxicas que os detergentes comuns têm.

É uma opção um pouco mais trabalhosa, uma vez que temos que ralar o sabão e depois fazer o detergente liquido, mas ainda assim muito mais económica, também já existem outras opções de detergentes mais ecológicos à venda em vários lugares.

Trocar guardanapos de papel por guardanapos de pano

Esta é outra troca bem simples e que no final, mais uma vez, irá ficar muito mais económica a longo prazo e fará uma grande diferença para o nosso planeta, uma vez que compramos ou fazemos os guardanapos de pano no início e depois não precisamos de comprar mais os guardanapos de papel.

Gostaste das nossas dicas? Já praticas alguns destes hábitos ou tens outros que costumas fazer? Conta-nos tudo nos comentários, vamos adorar saber as tuas dicas!

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

2 Comentários

Deixa um comentário

fifteen − thirteen =