Quando ouvimos falar em nomadismo digital normalmente o que realça é o lado positivo e como é incrível e um mar de rosas viver livremente, sem chefes atrás de nós a chatear e a fazermos só aquilo que nos apetece.

E apesar de existirem muitas vantagens incríveis, a realidade não é tão maravilhosa como a maior parte das pessoas fazem parecer, também existem algumas desvantagens de ser um nómada digital, e este é um tema muito importante para discutir antes de desistir de tudo para ir viajar o mundo sem pensar bem em todos os aspectos deste estilo de vida.

[vê aqui três das razões porque nos tornamos nómadas digitais]

A instabilidade financeira

Esta é capaz de ser uma das maiores desvantagens quando se trabalha por conta própria e uma das maiores preocupações para quem quer ser nómada digital. A verdade é que nem sempre é fácil criar uma fonte de rendimento fixa que nos iria trazer mais tranquilidade para viver este estilo de vida, apesar de ser possível e o mais recomendado para não ficar todos os meses em desespero se vamos ou não ter dinheiro para pagar as contas todas no fim do mês.

Por isso é também um ponto muito importante para ter em conta quando se pretende iniciar uma vida nómada, ter um bom planeamento financeiro é essencial para o sucesso desta nova fase.

É difícil desconectar do trabalho

Quando se trabalha com aquilo que se gosta é uma das coisas mais incríveis que pode existir, e em muitos dos casos, alguns projectos ou tarefas são tão maravilhosos que nem parecem bem trabalho. Mas por isso mesmo, muitas das vezes trabalhamos muito mais horas do que o normal num trabalho tradicional, e mesmo quando não se está a trabalhar, o nosso pensamento está sempre naquele trabalho que ainda falta terminar, nos e-mails que nos esquecemos de responder ou mesmo no próximo projecto que gostaríamos de fazer.

Todos os cargos de uma empresa reunidos numa só pessoa

Normalmente numa empresa existem várias pessoas a trabalhar, onde cada um tem o seu cargo e apenas tem responsabilidades sobre essa área. Mas quando se trabalha por conta própria, todos esses cargos são reunidos numa só pessoa, tu e só tu, principalmente quando estamos a começar e ainda não temos meios financeiros para delegar tarefas.

Por isso tu és o gestor, comercial, tesoureiro, presidente, contabilista, marketeer e todos os cargos necessários para o funcionamento de uma empresa, incluindo a função que já irias ter e que tens formação para exercer. Claro que com o tempo, muitos destes cargos poderão e deverão ser atribuídos a outra pessoa, mas até lá, tu és a única pessoa responsável por fazer o negócio andar para a frente.

É claro, que também existem muitas vantagens em ser um nómada digital, como ter mais controlo do nosso trabalho, e principalmente, da gestão do nosso tempo, mas é muito importante pesar todos os pontos na balança antes de tomar uma decisão.

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário

nineteen − thirteen =