Nem sempre a casa de banho é a divisão da casa que nos vem à cabeça quando pensamos em decoração, mas a verdade é que é um espaço que utilizamos diariamente de manhã à noite, indispensável para o nosso quotidiano. Por isso convém ser um local onde nos sintamos bem, não só em termos estéticos mas também ao nível do conforto e da funcionalidade, para que possamos tratar facilmente da nossa higiene, assim como relaxar durante alguns minutos no final de um dia cansativo.

Assim, antes de se lançarem num projeto de design de interiores: observem e planeiem! É que para escolher o estilo tem de se ter em conta a dimensão da casa de banho e todos os seus elementos para garantir uma boa circulação, sobretudo se for utilizada por mais do que uma pessoa ao mesmo tempo.

Só depois de estudarmos todos os cantinhos é que conseguimos escolher corretamente o local para colocar eventuais armários, prateleiras e outras soluções de arrumação, de forma a rentabilizar o espaço, manter tudo arrumado e ter à mão os objetos mais utilizados no dia-a-dia.

[Podes gostar de ver | Inspiração – Decoração de Escritórios]

Inspiração - Decoração de casas de banho

Entretanto, para termos uma casa de banho funcional também temos de ter em conta que ela deve ter três zonas distintas: a zona do chuveiro ou banheira, a zona do lavatório e a zona da sanita. Em relação à disposição, quando as casas de-banho são mais pequenas ou alongadas a melhor solução é em “L”, enquanto em divisões maiores ou quadradas é aconselhada a distribuição em “U”.

E para termos uma casa de banho bonita? Por onde começamos?

Inspiração - Decoração de casas de banho

Fazendo uma simples pesquisa pelo Pinterest apercebi-me da quantidade de estilos e decorações que existem e de quão difícil é escolher um!

Um dos estilos que me fez arregalar os olhos foi o nórdico ou escandinavo, que apresenta soluções fantásticas mesmo para espaços muito pequenos, quer dentro das tendências modernas e minimalistas, como rústicas ou mais sofisticadas. É um estilo que facilmente conseguimos no IKEA, por exemplo.

Inspiração - Decoração de casas de banho

Inspiração - Decoração de casas de banho

Inspiração - Decoração de casas de banho

Inspiração - Decoração de casas de banho

Inspiração - Decoração de casas de banho

Mas há outros estilos bem giros, nomeadamente o moderno, o vintage ou o moderno que mistura peças vintage para dar um toque trendy à decoração.

Inspiração - Decoração de casas de banho

Inspiração - Decoração de casas de banho

Inspiração - Decoração de casas de banho

As casas de banho com toques de cor também me parecem bem interessantes, sobretudo enquanto apontamentos que servem para fazer contraste a um ambiente geral monocromático.

Inspiração - Decoração de casas de banho

Em termos concretos, se optarmos por um estilo ou tema central será mais fácil escolher todos os materiais, cores e acessórios de acordo com essa decisão. Por sua vez, também facilita começar por um dos elementos e depois partir para os outros.

Por exemplo, podemos começar por decidir como vamos querer as paredes: pintadas? Com azulejo? Com pedra ou tijolo? Com mosaico? E que cores vamos usar? E o chão?

Inspiração - Decoração de casas de banho

Podemos também optar por comprar uma cortina de banheira e decidir o que fazer a seguir. Se for uma cortina transparente sabemos que podemos combinar com quase tudo; se for uma cortina de cor lisa e compacta podemos sempre apostar numa parede mais ousada; se a cortina tiver um padrão, podemos utilizar uma das suas cores para depois aplicar no resto; etc.

A verdade é que não podendo ter casas de banho de sonho com vista para o mar, são estes pequenos truques que depois nos ajudam a ter um visual coerente e um resultado final satisfatório. Para além disso:

  • As toalhas estão hoje em dia prontas para dar um toque especial a qualquer casa de banho, quer em termos de cores, texturas e padrões, quer até na forma como podem ser dispostas, nomeadamente dentro de caixas de vime no chão ou em cima do lavatório.
  • Os tapetes são também de extrema importância, não só para proteger os pés do frio e poupar-nos resfriados, como enquanto acessório que irá contribuir para um efeito visual globalmente agradável.
  • As velas, sabonetes e poutpourri ou uma jarra e outros objetos estrategicamente colocados são também grandes aliados na decoração da casa de banho, assim como os conjuntos de banho (copo, saboneteira, caixote do lixo, etc.) que são atualmente objetos de verdadeiro

E quem disse que as casas de banho não podem ter quadros ou fotografias? Ora aí está outro toque que pode marcar toda a diferença na decoração: as ideias pouco convencionais.

Inspiração - Decoração de casas de banho

Espero que estas dicas tenham servido de inspiração para as vossas casas de banho lá em casa. Para aqui serviram certamente!

  • este artigo foi escrito pela Zaask numa parceira de Guest Post. Todas as fotos foram retiradas do Pinterest e como tal não são da autoria do Meio Cheio.
Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário

five × 4 =