O inverno já chegou e por isso as receitas que nos dão um quentinho na alma e nos ajudam a passar os dias mais quentes são mais que bem-vindas, como é o caso das papas de aveia de chocolate.

Começar o dia logo com uma comida bem quente é meio caminho andado para o dia correr melhor, mas se já estás a pensar em desistir desta receita, fica mais um pouco e dá uma segunda oportunidade por vais ver que vale a pena, a primeira vez que experimentei papas de aveia detestei, até que vi uma foto de uma amiga minha [sim ela também tem um blog onde partilha várias delícias saudáveis] e aquilo tinha realmente bom aspecto, parecia quase pudim de chocolate, e pensei cá mim ‘uma coisa que parece quase pudim ou arroz doce não pode saber mal’, experimentei e fiquei completamente rendida.

Ingredientes:

  • 1 Copo de leite de aveia
  • Canela a gosto
  • 1 Quadrado de chocolate meio amargo
  • 1 Colher de sobremesa de cacau em pó
  • 4 ou 5 colheres de aveia bem fina
  • Fruta fresca da tua preferência
  • Frutos secos ou granola

Preparação:

Coloca o leite com a canela, o chocolate e o cacau num tacho e leva ao lume até tudo ficar bem homogéneo e o leite ficar quente, depois vai juntando a aveia ao poucos e mexendo sempre, deixa ferver um pouco para cozer bem a aveia e está pronto. Agora é só colocar numa taça e servir com a fruta e os frutos secos que preferires.

Notas – Já experimentei fazer com leite de vaca e realmente não recomendo, foi uma das razões porque não gostei na primeira vez que fiz. Não experimentei com outros leites vegetais mas acredito que também fique bem. Normalmente trituro os flocos de aveia num processador para ficarem mais finos, assim fica tudo mais homogéneo e não sinto tanto os pedaços da aveia, mas também podes fazer com flocos mais grossos se preferires, e a quantidade é um pouco ao gosto, no meu caso gosto bem espesso, mas se gostares mais liquido é uma questão de pores mais ou menos aveia, vai testando e vendo como gostas mais.

Banana e frutos vermelhos são as minha frutas preferidas para colocar em cima, mas kiwi e pêssego também deve ficar bom, no caso dos frutos secos, podes pôr nozes, amêndoas, avelãs, castanhas do pará é só usar a criatividade e colocar o que mais gostares para complementar as papas de aveia. ;)

E que tal, experimenta e depois conta-me o que achaste, parece ou não um pudim de chocolate?!

[Clica aqui para veres uma receita de Granola Caseira]

Na Cozinha – Papas de Aveia de Chocolate

Na Cozinha – Papas de Aveia de Chocolate

Na Cozinha – Papas de Aveia de Chocolate

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário

three × 1 =

Já conheces o nosso Ebook?

Lançámos um ebook com 50 receitas deliciosas, todas Vegetarianas e Veganas e muito práticas para o dia-a-dia.