E se o dinheiro não existisse? Qual seria a coisa que eu iria fazer para o resto da vida? É uma questão que me coloco quando estou naqueles dias mais pensativos e até hoje acho que ainda não encontrei uma resposta definitiva. Admiro aquelas pessoas que praticamente já nascem com o seu destino traçado e que sempre souberam aquilo que queriam ser e fazer das suas vidas. Eu por outro lado ainda ando à procura do que realmente quero fazer, sem pensar no dinheiro que isso me possa trazer, aquela coisa que independentemente de tudo o resto me faz feliz, não que eu não goste do que faço neste momento, porque gosto, só que sinto que há algo maior e mais recompensador à minha espera.

Numa das minhas pesquisas (algo que faço muito) encontrei o filósofo Alan Watts, que me fez despertar deste mundo rodeado de falsos ideais e de objectivos que nos são impostos ainda em criança, onde só seremos bem aceites pela sociedade caso os atinjamos mesmo que não nos façam feliz, uma sociedade onde somos classificados pela quantidade de coisas materiais que temos e não pela pessoa que somos, onde a felicidade não é o objectivo final. Na verdade é só isso que importa! Que importa sermos ricos, termos uma casa, um bom carro, se somos infelizes e se tivemos de passar a vida a fazer coisas que não gostamos para os atingir, como é que nos vamos sentir quando chegarmos ao fim das nossas vidas?

Não consigo perceber porque existem tantas pessoas que não são felizes a fazer o que fazem e mesmo assim continuam a fazê-lo durante anos e anos e muitas vezes a vida toda. Podem-me dizer que têm uma família que depende de vocês. Mas já experimentaram dizer à vossa família que são infelizes no que fazem? Se calhar vão-se surpreender e ter o total apoio deles para seguirem os vossos sonhos.

Eu revejo-me em muitos dos pensamentos e ideais de Alan Watts, ele foi para mim uma descoberta muito importante, sou capaz de ouvir as suas palestras e os seus discursos durante horas, há inúmeros deles espalhados pela internet e na sua página oficial e há também muitas pessoas que pegam em excertos deles e fazem vídeos muito inspiradores. Este em particular tem mais a ver com o tema que queria partilhar convosco hoje e dá para ter noção do quanto ele já pensava muito à frente para o seu tempo.

Se o dinheiro não existisse, qual seria a vossa profissão de sonho?

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário

sixteen − 14 =