Em dois mil e dezasseis moramos no Porto por um mês e uma das coisas que mais nos surpreendeu foram os espaços verdes que existem por todo o lado, dá para aproveitar um pouco a cidade e se manter ligado com a natureza ao mesmo tempo, e por isso criamos esta lista com sete jardins para conhecer no Porto.

Era um dos programas que mais gostávamos de fazer, andar pela cidade e descobrir novos jardins ou passar umas horas relaxados a aproveitar aqueles espaços, que muitas vezes estavam cheios de surpresas.

Sete jardins para conhecer no Porto

Sete jardins para conhecer no Porto

Jardim de Serralves

É um lugar bem conhecido principalmente por causa do Museu de Serralves, e tanto um como o outro valem muito a pena conhecer. Apenas conhecíamos a parte que sempre aparece nas fotos, e por isso, não estávamos nada à espera de encontrar um jardim tão grande e todo tão bonito. É um programa maravilhoso para fazer, ainda mais se for com crianças, elas vão adorar andar por lá a explorar cada canto, e no fundo do jardim ainda têm uma quinta com alguns animais e um jardim de aromáticas para explorar os sentidos.

Sete jardins para conhecer no Porto

Jardim do Passeio Alegre

Já mais fora do centro da cidade, o Jardim do Passeio Alegre fica perto da foz do rio Douro, e é um lugar maravilhoso para terminar o dia a ver o pôr-do-sol, depois de um passeio à beira-mar ou de fazer o famoso passeio de elétrico [nós fizemos isso e foi uma dia em cheio] e depois aproveitar o resto da noite num restaurante ali perto.

Sete jardins para conhecer no Porto

Jardim do Morro

É o lugar perfeito para passar uma tarde de domingo soalheiro com os amigos ou tranquilamente a ler um livro enquanto se tem uma das vistas mais bonitas do Porto, em ambos os casos é sempre uma boa ideia levar alguma coisa para petiscar e fazer um piquenique.

Lately #9

Lately #9

Jardins do Palácio de Cristal

Foi um dos lugares que mais visitamos durante a nossa estadia, para além de ser um jardim lindo e óptimo para dar um passeio ao fim do dia, a biblioteca Almeida Garrett fica dentro do jardim e era um dos nossos lugares preferidos para ir trabalhar. E como quase todos os jardins da cidade tem uma vista incrível sobre o rio Douro! Vale muito a pena se perder pelos caminhos e se ir deixando surpreender pelos cantos do jardim.

Jardim do Passeio das Virtudes

Como já devem saber, é mais um jardim com uma vista maravilhosa, que só a cidade do Porto nos consegue oferecer, então se for ao pôr-do-sol já podem imaginar que vão terminar o dia da melhor forma, na companhia dos amigos, namorada/o ou na melhor companhia dos nossos próprios pensamentos.

Sete jardins para conhecer no Porto

Jardim de João Chagas ou da Cordoaria

É muito famoso pelas esculturas que o jardim tem, principalmente a escultura de Juan Muñoz “Treze a rir uns dos outros”. Bem no centro a cidade, ali perto da Torre dos Clérigos, e óptimo para dar uma escapadinha da cidade [bem pequena porque o barulho da cidade continua, eheh] e se reconectar um pouco com a natureza.

Jardim de São Lázaro

É um jardim daqueles bem típicos, onde normalmente se encontra senhores bem divertidos a jogar às cartas ou a passar um bom tempo com os amigos, onde temos um coreto e canteiros de flores muito bem cuidados. Com certeza vale a pena dar uma vista de olhos, sentar num banco enquanto se come um snack e se vê a vida passar, e se recarrega as energias para continuar a explorar a cidade.

Já têm viagem marcada para voltar ao Porto?! Confesso que depois de escrever este artigo me deu umas saudades, dá vontade de pegar já no carro e ir passar o fim-de-semana à invicta, mais alguém?? Eheh. Qual é o vosso jardim preferido da cidade? Mais alguém que não está aqui e devíamos conhecer na próxima visita?

Author

Fotógrafa e Criadora de conteúdo.

Deixa um comentário

4 + five =